terça-feira, 15 de novembro de 2011

Festa da Santíssima Trindade

19- 06 – 2011
Festa da Santíssima Trindade






Paróquia São Pedro e São Paulo

Festa da Santíssima Trindade – 19- 06 – 2011

DEUS É UM SÓ EM TRÊS PESSOAS


Personagens: Paulinho  – Mariana -  Catequista ( Alunos da turma sementinha).

Narradora  - (Acolhida/ Saudação). A historinha de hoje crianças acontece na sala de aula da catequese, de turma Sementinha antes do inicio da aula. Estão reunidos, Paulinho, Mariana e a Catequista. Paulinho fala:

Paulinho – Professora hoje eu cheguei mais cedo na escola porque tem uns pensamentos que estão comendo meu juízo.

Catequista – O que aconteceu Paulinho. Algum problema na escola?

Paulinho – Que nada professora o problema é comigo mesmo e com minha família, e como a senhora é catequista  acho que você sabe tudo sobre Deus.

Catequista – E você Mariana, está com algum problema também?

Mariana – Bem professora até que eu estava bem, mas depois que encontrei o Paulinho a coisa se complicou, fiquei cheia de dúvidas por isso pedi minha mãe para me trazer   mais cedo para eu  falar com a senhora.

Catequista – Então falem crianças, pois quem já está começando a ficar preocupada sou eu.

Paulinho – Professora acredita que lá em casa quando eu estou discutindo com minha irmã minha mãe sempre fala
“UM DIA O DEUS DO AMOR VAI FAZER COM QUE VOCÊS PAREM DE BRIGAR”, outro dia quando minha avó foi marcar uma consulta no posto e não conseguiu ela falou “UM DIA O DEUS DA MISERICORDIA VAI ME AJUDAR E EU CONSIGO”.

Mariana – E lá em casa que toda hora tem alguém falando: “AI MEU DEUS DO CÉU”, ou então “AI MEU DEUS DO IMPOSSÍVEL “e minha tia ainda diz “DEUS É PAI NÃO É PADRASTO”.

Paulinho – Pois é professora eu parei para pensar e contar e em dois dias já foi prá lá de vinte tipos de Deus.

Mariana – Eu estou confusa professora... Minhas orelhas já estão até dando nó.

Paulinho – É muito para minha cabeça professora, cada hora é um Deus que aparece.

Mariana – Isso professora porque ele não viu minha tia rezando, essa sim conhece um monte de Deus e fica horas conversado com eles.

Paulinho - Como eu falei professora eu tentei contar e já tinha mais de vinte, eu só parei porque não tinha mais dedos nem nos pés nem nas mãos, e eu só sei contar pegando nos dedos. Pena que a Mariana não estava na hora para eu usar os dedos dela também.

Narradora – A catequista ouviu com muita atenção o que as crianças estavam dizendo, e resolveu explicar de forma bem clara, afinal essas crianças da turma sementinha sempre aparecem com estas perguntas que às vezes são até engraçadas.

Catequista – Bem antes que as outras crianças cheguem eu vou explicar para vocês, prestem bastante atenção. Existe um só Deus.


Paulinho – AH !! Professora eu acho que você não contou direito.

Mariana – Eu também acho. Professora você sabe contar sem usar os dedos das mãos e dos pés?

Catequista  - Sei sim crianças, mas se vocês me interromperem  não vai dá tempo de explicar o que vocês estão querendo saber.

Paulinho e Mariana – Pode falar professora.

Catequista – Só existe um único Deus, que criou o céu, a terra, os animais, os seres humanos e a natureza. Ele é poderoso, amoroso e misericordioso. Por isso as pessoas falam Deus do amor, Deus da misericórdia, Deus do perdão.

Paulinho – Quer dizer que o Deus da Misericórdia é o mesmo Deus do Amor?

Mariana – É o mesmo Deus do Céu e o Deus Pai?

Catequista-  Isso mesmo  Ele é um Deus em três pessoas?

Paulinho e Mariana – Três pessoas????????

Catequista – Isso mesmo. Deus PAI, Deus FILHO que é Jesus e Deus ESPÍRITO SANTO,  formando assim a Santíssima Trindade.

Paulinho – Ufaaa!  Fiquei aliviado. Agora vou entender quando as pessoas chamarem por ele com nomes diferentes.

Catequista – Bem crianças agora que vocês entenderam vou chamar quem está lá fora pois vamos iniciar nossa aula.

Narradora – Enquanto a Catequista sai para chamar os alunos para a aula, Paulinho chama Mariana e diz a ela.

Paulinho – Mariana eu me lembrei  do Homem Aranha, uma hora ele é Piter, outra hora ele é Homem Aranha. Mas  Deus é  três pessoas em uma só. Esse sim é um SUPER HERÓI de verdade.

Narradora – Crianças espero que assim como Mariana e Paulinho, vocês também  tenham entendido a mensagem da historinha de hoje. Deus nos ama e nos abençoa independentemente do nome amoroso com o qual nos dirigimos a Ele. O importante é torná-LO presente na nossa vida.
Amar a DEUS é amar a Jesus, é amar ao Espírito Santo.



Cenário – Sala de aula da catequese.













Teatrinho festa da santíssima trindade

               
Juquinha: oi crianças, tudo bem, hoje é domingo, dia de ir à missa e eu vou com a minha mãe mais tarde. Ela falou que hoje é a festa da santíssima trindade e aí eu perguntei pra ela o que é isso e ela falou, falou e eu não entendi nada. Ei, olha ali, a minha catequista, a tia Ana Maria...
Ana: bom dia Juquinha!
Juquinha: bom dia tia!
Ana: você já foi à missa hoje?
Juquinha: ainda não, eu vou mais tarde com a mamãe.
Ana: não pode perder a missa hoje porque é dia da festa da santíssima trindade.
Juquinha: pois é, tia Ana Maria, e eu queria aproveitar e perguntar pra senhora o que é isso: santíssima trindade?
Ana: santíssima trindade é um mistério de Deus, difícil de entender, mas pela fé nós entendemos: Deus é três pessoas em uma só: pai, filho e Espírito Santo!
Juquinha: ah, já entendi, são três deuses!!!
Ana: não!!!há um só Deus em três pessoas distintas!
Juquinha: é por isso então que a gente faz o sinal da cruz e diz: em nome do pai, do filho e do espírito santo!
Ana: muito bem Juquinha, já vi que você entendeu.
Juquinha: mais ou menos, tia, eu estou cada vez mais confuso.
Ana: pense bem: o seu pai, por exemplo, ele é o seu pai, é o filho da sua vó e é o  esposo da sua mãe, mas no fundo ele é uma única pessoa, não é?
Juquinha: é sim, ah, eu entendi: o coríntias, por exemplo, eu posso chamar de coringão, de fiel e de timão, mas no fundo é o mesmo coríntias, o melhor time do Brasil!
Ana: aí eu já não concordo tanto, melhor time...mas uma coisa você precisa entender: Deus é um só em trÊs pessoas e quando você precisar pode rezar pra Jesus, pra Deus, pro Espírito Santo, pro pai do céu, não importa, ele ouve do mesmo jeito!
Juquinha: ah, já entendi porque Deus é três de uma vez...
Ana: entendeu? Então explica pra mim e pra todas as crianças que estão aqui.
Juquinha: é porque Deus é tão cheio de amor que não cabia tudo em uma pessoa só, por isso ele é 3 de uma vez.
Ana: e eu que pensei que ia te ensinar alguma coisa, acabei aprendendo com você. Agora eu preciso ir, tchau Juquinha!
Juquinha: tchau tia Ana Maria, e tchau pra vocês crianças!!!                                                                                                                                                                                     

Nenhum comentário:

Postar um comentário